terça-feira, 22 de julho de 2014

O design do novo Windows


Olá, pessoal... Hoje gostaria de levantar uma discussão sobre as mudanças no Windows, principalmente na questão do design e layout. Por isso, vou compartilhar minhas impressões.
Você que migrou de versão do Windows para a 8 ou 8.1, com certeza se deparou com um conceito totalmente diferente. Antes, o Windows se resumia à Área de Trabalho. Agora, na versão 8, nos é apresentada uma gama de opções, entre elas, a área de trabalho. Muitos não gostaram das mudanças e até dá para entender isso... Foram mudanças drásticas, cheios de conceitos novos e, à princípio, perdemos tempo procurando o que queremos. Aliás, para mim, este é um ponto negativo, pois nosso tempo é bastante precioso.
Bom, gostaria de ressaltar que não sou defensora da Microsoft. Na verdade, falando de tecnologia, tenho uma visão bem eclética. Mas vou dizer que, quando migrei para versão 8 do Windows, a primeira impressão que tive é que ele inicia bem mais rápido do que as versões anteriores. Outra coisa que achei muito legal foi a autenticação. Você pode, por meio da sua conta Microsoft, carregar seu perfil (papel de parede, cores e outras coisas mais) para outro computador. Não sei se o Windows 7 faz isso, mas o fato é, só agora eu testei isso e gostei, pois tenho dois computadores com Windows 8.
Mas, a questão principal que gostaria de destacar sobre o Windows 8 é o design. Gostei do visual limpo, simples, sem muita "frescura". A impressão que dá é que eles queriam que tivéssemos a sensação de estar usando um dispositivo móvel, um smartphone. Gostei tanto que fiquei com vontade de saber de onde veio esta ideia e fui pesquisar na internet.
Nas minhas pesquisas acabei descobrindo que a Microsoft adotou um estilo de design próprio, o estilo de design Metro. Este estilo tem, como um dos pilares, levar o usuário a ter experiências. Ou seja, vai muito mais além do bonito, funcional. Transmite um conceito, uma vivência (neste caso, a experiência de estar usando um smartphone).
Futuramente, vou escrever com mais detalhes sobre este estilo bastante interessante. Acreditem, é um assunto um pouco extenso. Por hora, convido a vocês, leitores, a darem sua opinião sobre o que vocês acharam do novo Windows.
Obrigada e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário